Gentile Odontologia - Periodontia
FacebookInstagramWhatsApp

Periodontia

Periodontia

Doenças mais prevalentes
A Periodontia é a especialidade da odontologia que estuda os tecidos normais e o tratamento das afecções dos tecidos imediatamente próximos aos dentes. A doença periodontal é a periodontite, uma doença silenciosa que afeta a gengiva, o osso que envolve o dente e as fibras que ligam a raiz ao osso.

São três estágios: gengivite, periodontite e periodontite avançada, do menos para o mais grave.
A placa bacteriana é a causa da periodontite. Também conhecida como biofilme dental é uma película que contém bactérias formada na superfície dos dentes.

A escovação regular e uso diário de fio dental podem remover essa placa. Mas quando o indivíduo não possui uma higiene oral adequada, o biofilme transforma-se em tártaro, criando uma superfície áspera e acumulando mais placa bacteriana.
 

Enxertos de tecidos (cirurgias estéticas)
Existem três tipos de enxerto de gengiva quando falamos de cirurgias estéticas. Eles são:

Enxerto de gengiva de tecido conjuntivo: Técnica mais usada para o aumento de volume gengival e para recobrimento da exposição da raiz. A região doadora mais indicada é o céu da boca (palato). As técnicas mais modernas são praticadas em nossa clínica e auxiliam o alcance dos melhores resultados com um bom pós-operatório.

Enxerto de gengiva livre: semelhante à técnica anterior, o enxerto gengival livre também tem como área doadora o céu da boca (palato), mas utilizando uma camada mais superficial de gengiva para o recobrimento radicular. Essa técnica de enxerto de gengiva é mais indicada nos casos de recobrimento da raiz, sem ganho de volume gengival.

Enxerto de gengiva pediculado: Indicado para pequenas coberturas, pois o tecido que recobre a raiz vem da gengiva do dente ao lado.